Warning: Creating default object from empty value in /home/trescult/public_html/blogminerarte/wp-content/themes/coda/functions/admin-hooks.php on line 160

From The Blog

Gulbenkian inaugura site colaborativo sobre património português no mundo.

A Fundação Gulbenkian criou um website que possibilita que os utilizadores colaborem no inventário de obras influenciadas pela presença...

Igreja de Santa Efigénia e de Nossa Senhora do Rosário do Alto da CruzA Fundação Gulbenkian criou um website que possibilita que os utilizadores colaborem no inventário de obras influenciadas pela presença portuguesa no mundo, a partir de partilhas de fotos e de informação sobre vários locais que fazem parte do património de influência portuguesa espalhado pelo mundo.

O site www.hpip.org baseou-se no trabalho do historiador José Mattoso, «Património de Origem Portuguesa no Mundo – Arquitetura e Urbanismo», que inventaria 1850 edifícios e cidades em 550 locais, desde a data da conquista de Ceuta (1455) até ao ano da cedência da administração de Macau para a China (1999).

O professor Walter Rossa, da Universidade de Coimbra, um dos 76 especialistas que trabalharam no projeto, declarou que «a ideia é transformar a comunidade em geral em pessoas que nos ajudem a fazer esse inventário e a completá-lo» e que «o portal permitirá a um investigador preparar uma conferência como a qualquer cidadão planear umas férias».

A gestão do portal HPIP – Heritage of Portuguese Influence/Património de Influência Portuguesa, uma base de dados georreferenciada, é gerido pelas universidades de Évora, de Coimbra, Nova e Técnica de Lisboa.

Tags: